CONSULT SAUDE NE SEGURO -TELEMEDICINA

Cuidados necessários para o atendimento via teleconsulta

Com a adoção da teleconsulta, os fluxos de hospitais e centros de saúde mudam bastante. Portanto, não basta apenas viabilizar as videoconferências por meio de algum sistema usado para reuniões online.

Por mais que hoje seja possível fazer videoconferências a partir de uma série de ferramentas, até mesmo gratuitas, a teleconsulta não é uma simples videoconferência. Existem outros fatores envolvidos que precisam ser atendidos.

Nesse sentido, é essencial contar com tecnologias adequadas, que ofereçam todos os recursos necessários para o médico realizar o atendimento com eficiência e segurança,  e que não estão disponíveis nas ferramentas tradicionais de vídeo ou aplicativos de chat e conversação. Mais do que videochamadas, é importante que a solução para atendimento via teleconsulta contemple as demais etapas do processo, citamos abaixo alguns exemplos:

  • Agendamento e pagamento facilitados: é importante que o sistema para teleconsulta permita o envio dos documentos do paciente para a instituição de saúde, com agendamento fácil e otimizado. A plataforma também deve viabilizar o pagamento da consulta de forma segura e imediata.
  • Elegibilidade do paciente online: a validação dos documentos do paciente e a confirmação de que ele está apto a consulta deverá ser realizado virtualmente pelo sistema utilizado.
  • Confirmação do paciente: a confirmação de que o paciente agendado é, de fato, o paciente que está sendo assistido, também deverá ser realizada pelo médico, já que, todos as pessoas envolvidas estão virtualmente conectadas.
  • Prontuário eletrônico inteligente: a teleconsulta exige que o prontuário eletrônico funcione de maneira inteligente e integrada. Afinal, o médico realizará todos os registros e anotações enquanto atende o paciente, tal como, na consulta presencial. Para isso, o ideal é contar com um sistema que garanta a conversação por vídeo com o paciente, junto à tela do prontuário eletrônico, ou seja, um layout de vídeochamadas específico para profissionais de saúde.Esse recurso garante que nenhuma informação será perdida e o profissional não terá retrabalho para buscar informações do paciente.